11.11.07

Viva o Rei!!!

Foi preciso que viesse o Rei de Espanha, D. Juan Carlos para fazer o que nenhum presidente da América Latina (inclusive o nosso!!!) teve coragem de fazer até agora!!!
"Por que não te calas", perguntou ele a Hugo Chaves depois de ouvir mais uma das pérolas de bufão do ditador da Venezuela.
O Rei está vivo.
Ainda que seja na Espanha.
Porque aqui, na América Latina, Chaves é o único que diz asneiras como quer e sobre quem quer sem que ninguém ouse contestar esse ditadorzinho de meia pataca!
Os lacaios ouvem em silêncio.

27.9.07

Marmelada???

Veja a matéria aqui.
O texto está abaixo.
O resultado de uma partida provocou espanto no Campeonato Baiano da segunda divisão, a ponto de os dirigentes do Galícia pedirem a anulação do jogo. Os torcedores do Galícia foram para o estádio do clube, nesta quarta-feira, apoiar os jogadores. Eles acreditam que o time vai voltar à primeira divisão do Campeonato Baiano. No domingo, o Galícia disputava uma vaga nas finais da divisão de acesso e fez o dever de casa: venceu, em Salvador, o jogo contra o Independente. Só deixaria de ir à final se o Guanambi vencesse o Leônico por 10 a 0. Os jogadores do Galícia chegaram a comemorar a classificação antes de o jogo acabar, no interior do estado. Mas, nos últimos 13 minutos, o Guanambi fez cinco gols. Venceu o Leônico por 10 a 0 e eliminou o Galícia. “É uma vergonha o que fizeram com o Galícia. O Galícia não vai admitir ser vítima de mais uma molequeira no futebol da Bahia”, indignou-se o presidente do Galícia, Raimundo Nonato Reis. "Apesar de ganho de 10 a 0, quem esteve no jogo viu que foi uma partida bastante disputada. A gente teve que suar muito”, disse o técnico do Guanambi, Elias Borges. Os jogadores do Leônico reclamam que sofreram ameaças da torcida do Guanambi, mas dizem que não entregaram o jogo. “A torcida em cima de mim, jogando pedra. Muitos diziam que iam me matar quando eu saísse do jogo. Eu caía no chão porque eu estava sentindo mesmo”, disse o goleiro do Leônico, Alexandre. “Para mim foi normal. A gente segurou até onde pôde”, contou outro jogador. Para os torcedores, o resultado da partida foi, no mínimo, estranho. “Não é possível. Como é que um time pode tomar 10 a 0”, questionou uma torcedora. Quem vai decidir a situação é o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). A diretoria do Galícia entrou com representação contra o Guanambi, por falta de segurança no estádio onde foi realizada a partida dos 10 a 0. Já a Federação Baiana de Futebol, na dúvida, suspendeu o campeonato da segunda divisão e também encaminhou o caso ao TJD.

23.9.07

Baleias Jubartes

Todos os anos, as Baleias Jubartes voltam a costa da Bahia.
Já fui fazer reportagens em Abrolhos e na Praia do Forte várias vezes.
E cada saída, é uma emoção diferente.
Procurar, de barco, no meio daquele mar todo, por baleias que somam apenas 6.500 animais, é uma bela aventura. E divertida.
A matéria do JN vocês podem ver aqui.
O texto está abaixo, junto com duas fotos da equipe trabalhando.
As baleias estão de volta ao litoral da Bahia. E em maior número. Elas acasalam, têm filhotes e amamentam os bebês que nascem com quatro metros e cinco toneladas. Protegida da caça, mas ainda ameaçada de extinção, a espécie Jubarte vem conseguindo recuperar pouco a pouco a população que já chegou a 200 mil baleias em todos os mares. Hoje, são quase 40 mil no mundo. A contagem feita pela calda. Uma espécie de impressão digital das baleias. “Podemos acompanhar toda a história de vida da baleia por essa impressão digital, que é a pigmentação da calda da baleia”, aponta o biólogo Clarêncio Baracho. Os pesquisadores também usam a balestra, uma espécie de flecha com ponta oca que recolhe material para análise biológica e de DNA. “Podemos caracterizar qual a composição da população, poder comparar essa com outras populações”, diz o biólogo Marcos Rossi, À medida que aumenta o número de baleias avistadas na costa da Bahia, cresce também o número de turistas que pagam para ver as baleias. E nem é preciso ir muito longe. Bastam 30, 45 minutos de navegação e espetáculo começa. O turismo de observação gera emprego, renda e principalmente ajuda a preservar a espécie. A cada grupo avistado, uma comemoração. O primeiro ponto de observação das jubartes, foi em Abrolhos, no sul da Bahia. Hoje, a Praia do Forte se tornou o principal local de embarque dos turistas. Só em um barco tem gente da Argentina, Cuba, Portugal, Polônia e, é claro, do Brasil. “É especial, não tem como descrever. Só quem vem mesmo pra saber”, afirma a turista Fernanda Silva. Todos ficaram emocionados com as baleias em alto-mar. Estão convencidos de que assim, cada um consegue ajudar na preservação das baleias. “Principalmente para as gerações futuras que poderão desfrutar”, acredita o turista Juarez Parisse.

21.9.07

Só no Brasil

Tem coisas que só acontecem no Brasil.
E não é piada.
Aqui o avião não freia, derrapa.
Bate num prédio.
Morrem 200 pessoas.
E sabem quem vai preso?????
O dono do puteiro!!!

3.9.07

Juca Kfouri

(Frases de Juca Kfouri numa palestra para treinees de Jornalismo da FSP)
Olhos nos olhos
Se você está fazendo uma investigação que pode afetar a vida de alguém, procure entrevistá-la pessoalmente e não por telefone। Por mais que isso seja desconfortável. Cara a cara, é muito mais fácil perceber o grau de sinceridade de cada resposta.
Posso gravar?
Sempre que possível, grave suas entrevistas, mas o ideal é que o entrevistado sempre saiba que você está gravando। Jornalista é jornalista. Não é policial, delegado, promotor nem juiz. Tem que usar as ferramentas que possui e assumir os riscos.
Com você eu não falo
Algumas fontes não vão te dar entrevista, seja ao vivo, seja por telefone, gravando ou sem gravar। O recurso é conseguir as informações pelas bordas e reunir o máximo de documentos possível.
Escreveu, não leu...
Quando não puder gravar uma entrevista, há sempre o risco de as anotações serem imprecisas। Não tenha vergonha de perguntar de novo. Se tiver dúvidas na hora de escrever, ligue e pergunte mais uma vez.
Investigando...
Não há diferença entre jornalismo investigativo no esporte ou em qualquer outra área। Se te mandarem fazer uma reportagem sobre decoração, você vai ter que investigar qual a melhor cadeira, qual o melhor sofá. Em qualquer editoria, o jornalista faz a mesma coisa: pesquisa, investiga e conta uma história.
Erros
Jornalista erra muito. É preciso corrigir, dizer "errei". Se não for por virtude, faça por oportunismo: as pessoas adoram quando você assume seus erros. Acham você superlegal.
Mudar o mundo
Jornalista que não tem a pretensão de mudar o mundo errou de profissão. Nosso papel é pôr o dedo na ferida, apontar o que está errado. É solitário, pois entre o amigo e a notícia, eu fico com a notícia.

20.7.07

Viva o Povo Brasileiro!!!

Assim reage o governo a tragédia provocada pelo acidente da TAM:
A notícia acima foi publicada em O Globo.
As imagens estão disponíveis aqui.
Enquanto o povo todo ainda está abalado com o acidente a a dor das famílias, o governo reage comemorando um defeito na turbina como se se lavasse as mãos para o caos aéreo que se instalou no país.
Viva o Brasil!!!

19.7.07

Férias!!!

É por isso que não tenho atualizado nada aqui, mesmo com o Pan e o terrível acidente com o avião da TAM. Falando nisso, será que a gente nunca vai cansar de ouvir a mesma lenga-lenga das autoridades? "Reunião de emergência", "apuração completa e rigorosa", "consternação do Presidente da República", "prazo e hora para apontar os responsáveis"??? Somos um povo pacífico e ordeiro e temos que continuar assim, claro! O que devemos e podemos fazer então para que a irresponsabilidade das autoridades (responsáveis???) deixe de provocar mais morte e mais indignação do povo brasileiro???