1.10.05

Pergunte ao Pó

Livros...livros... Têm livros que a gente lê...e esquece! Têm livros que a gente lê...e fica indiferente. Têm livros que a gente lê e fica comovido, impressionado, interessado... Têm livros que a gente lê e se apega tanto que não quer nunca que chegue ao fim. E têm livros que a gente lê e fica incomodado, constrangido... São livros que provocam contestação, consideração, meditação! Um deles é Pergunte ao Pó. John Fante. Arturo Bandini. Arturo tem 20 anos. Mora num quartinho de um hotel fuleiro de Los Angeles. Vive dos minguados dólares que sua mãe lhe envia do Colorado e dos cheques que recebe por um único conto publicado. Sempre duro, vive ameaçado de despejo e chupa laranjas para enganar a fome. Mesmo que as idéias para um livro insistam em não sair, Bandini alimenta sonhos de fama e fortuna como escritor. O melhor que consegue, porém, é embarcar numa tempestuosa relação com uma garçonete mexicana, Camilla Lopez, que não termina nem mesmo quando um terremoto abala a cidade. "Uma noite, eu estava sentado na cama do meu quarto de hotel em Bunker Hill, bem lá no centro de Los Angeles. Era uma noite importante na minha vida porque eu tinha que tomar uma decisão sobre o hotel. Ou eu pagava ou caía fora: era isso que a nota dizia. A nota que a proprietária tinha enfiado por baixo da minha porta. Um grande problema, que merecia muita atenção. Resolvi o problema apagando a luz e indo pra cama."

Nenhum comentário: