3.6.05

Os Cardeais


Se há um passarinho que eu goste, é o cardeal. Na minha infância, em Santa Vitória do Palmar, quase na fronteira com o Uruguai, as lavouras de arroz atraíam dezenas de espécies de aves todos os anos. Aves migratórias e nativas do Rio Grande do Sul. Mas o canto dos cardeais... viraram até música no sul. Ontem, acompanhei uma blitz da PRF na região de Milagres. Nos fundos de uma casa, escondidas no meio do mato havia mais de 30 gaiolas com 60 pássaros. Entre eles, vários cardeais. Todos estressados com o pequeno espaço em que estavam presos. Para quem tem o mundo para voar, deve ser terrível ficar com as asas fechadas. Dois dos cardeais eu soltei, quebrando as gaiolas. De um deles, levei uma bicada. Se vingou em mim pela privação da liberdade. Depois, voou feliz da vida (imagino eu!) de volta para a caatinga. Por um momento, voltei a ser guri.  Posted by Hello

Nenhum comentário: