30.3.06

Espaço!

"BAIKONUR, Cazaquistão (Reuters) - O astronauta Marcos Pontes tornou-se nesta quarta-feira (horário de Brasília) o primeiro brasileiro a ir ao espaço depois que a espaçonave russa Soyuz foi lançada com sucesso. A Soyuz foi lançada às 23h30 (horário de Brasília) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, local alugado pela Rússia. O tenente-coronel Pontes, 43, piloto da Força Aérea Brasileira, está acompanhado pelo cosmonauta russo Pavel Vinogradov e pelo astronauta norte-americano Jeffrey Williams, que ficarão seis meses no espaço. A expectativa é de que a espaçonave seja acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS) por volta da 1h13 de sábado (horário de Brasília)." O tenente-coronel Pontes, 43, piloto da Força Aérea Brasileira, está acompanhado pelo cosmonauta russo Pavel Vinogradov e pelo astronauta norte-americano Jeffrey Williams, que ficarão seis meses no espaço. Em 23 de outubro de 1906, com o seu famoso avião “14-Bis”, Santos Dumont voou por 60 metros no Campo Bagatelle, em Paris/França. A Missão Centenário, como o governo a batizou, acontece graças a um pagamento feito pela Agência Espacial Brasileira (AEB) a Roskomos, no valor de US$ 10 milhões. O nome é uma homenagem ao vôo pioneiro de Alberto Santos Dumont. "No momento em que estivermos decolando, gostaria de lembrar que, há 100 anos, outro brasileiro começava na França uma missão muito importante", disse Pontes. Ele leva uma réplica do chapéu do inventor para a ISS.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fico com o Cruz, nem acompanhei muita a históia do astronauta
Marcos Pontes, mas quando o vi ontem, fiquei emocionada.

Anônimo disse...

Giácomo,
Não gostei de ter patrocinado a viagem do astronauta brasileiro.Ele poderia ir em 2009 sem que o país pagasse nada. Para realizar um sonho pessoal não iria esperar muito. Foi agora porque o nosso presidente quis capitalizar a façanha para tentar se reeleger.
Por coincidência e para felicidade do governo, o evento ajudou o povo a esquecer o crime de violação de sigilo bancário do caseiro e do suposto pai. Com o auxílio luxuoso da Rede Globo, claro. Marcos Uchôa está se transformando rapidamente no Galvão Bueno da reportagem.
Bjs

Giacomo disse...

Não concordo com você.
Acho que ninguém esqueceu a violação do sigilo bancário do caseiro, não.
E acho, sinceramente, que a Globo não tem nada a ver com essa situação. Afinal, se fosse assim, Palocci ainda estaria no cargo. Acho que a Globo tem tido um comprtamento muito mais isento hoje na divulgação das notícias do que há 10/15 anos.
Opiniões são pessoais. Não concordo com você. Mas tens todo o direito e dever de emitir sua opinião e respeito.
Ir de graça em 2009? Ele não iria. O Brasil não está pagando em peças o que deveria mandar para a Estação Especial. E se, por infelicidade, acontecesse algum acidente com o Com. Pontes? Quanto tempo levaríamos para formar um novo astronauta?
O presidente se capitalizar politicamente com a ida do Pontes ao espaço? Medici aproveitou a Copa do Mundo de 70. E, mesmo assim, o povo sabia que a conquista era coletiva e não de um governo.
E, sinceramente, acho que Lula, por culpa da oposição que ele tem (e que foi situação no Brasil toda a vida!), vai ser reeleito.
E continuo achando a ida do Pontes ao espaço como um grande incentivo a pesquisa e a ciência. Eu - e creio que boa parte da minha geração - já sonhamos em ser astrounauta. Me vi realizado no Marcos Pontes.

Anônimo disse...

Revejo minha opinião e concordo com você em quase tudo. Continuo achando que Lula vai dá um jeito de capitalizar em cima do Marcos Pontes.
Acho que a Globo tem um comportamento mais isento hoje e não poderia deixar de ser até porque, hoje tem concorrentes à altura porém, não gosto desse jeito 'Galvão Bueno' de fazer reportagens que Marcos Uchôa, infelizmente, aderiu recentemente. Ele já tinha me irritado na cobertura do Fórum Econômico desse ano e nas reportagens sobre a Rússia e agora com tanta bobajada que disse peguei até antipatia pelo astronauta.
Mas você tem razão sim. É um grande feito para um brasileiro e eu também quis ser astronauta quando criança. O que ninguém merece mesmo é esse governo e essa oposição.

Giacomo disse...

Oie!
Aí estamos concordando!
Obrigado!