22.3.06

A Paz é sempre possível.

by Reuters Grupo separatista ETA anuncia que vai cessar fogo Grupo separatista que aterroriza Espanha há 38 anos dá chance a processo de paz, com suspensão permanente de ataques. O grupo separatista basco ETA declarou nesta quarta-feira um cessar-fogo permanente em sua luta pela independência da Espanha a partir de sexta-feira, disse o jornal basco "Gara" em seu site. O ETA, classificado como um grupo terrorista, já declarou um cessar-fogo sem prazo definido em setembro de 1998. No entanto, rescindiu o compromisso em dezembro de 1999. - ETA (Euskadi ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade) luta pela independência do País Basco no norte da Espanha e sudoeste da França. - O grupo já matou cerca de 850 pessoas desde 1968, geralmente usando carros-bomba ou tiroteios. O número de assassinatos pelo ETA caiu de 23 em 2000 para três em 2003. Não houve mortes em atentados do ETA desde então.

4 comentários:

Vera F. disse...

Giacomo, te vi lá no Vinicius e vim conhecer seu blog. Conheço vc de POA(eu trabalhava em produção), na época eu trabalhava na TV Guaíba e depois fui levada para a Pampa pela Alice Urbim e quando o Paulão(que Deus o tenha!)montou a equipe para o telejornal Meridional, me passou para a produção do mesmo. Cláudia Nocchi e Flávio Porcello eram os apresentadores.
Depois morei 14 anos no Rio de janeiro. Há 3 anos voltei para Santa Maria.
Tenho te visto em algumas matérias da Globo. Faz tempo que vc está no nordeste. Nunca quis voltar?
Bjos.

Unknown disse...

Amigo Giacomo,
Por aqui em nossa terra, poderiamos cantar: êta, êta, êta ta ra tatá... é a luz de Tieta.Transformariamos isso numa alegria, numa "festa".
Temos uma paz diferente. Uma paz muda, surda e abafada. Temos a nossa parcela de culpa nisso por ficarmos calados e inertes. Particularmente, faço muito pouco pela paz. Porque, como diz a música, "a paz sem voz não é paz, é mêdo".
Enquanto não surge uma nova idéia, vamos gritando com nossos pensamentos escritos e nossa vontade de um mundo melhor. Aliás, isso fazemos muito bem.
Vixe! Esqueci que é a sua página...hehehe. É, sou um repórter frustrado...
Um abraço!
PS. Bela dica sobre o meu Blog... Fique tranquilo, não foi nenhuma intromissão sua, não. Foi um ato de um amigo, mesmo sendo virtual. Muito obrigado, de verdade! Isso é SINERGIA!

Unknown disse...

Olá só! A Vera te conhece! Que bom... Estamos em casa. O Blog dela é 10!!!

Anônimo disse...

Já passei a pé por algumas cidades bascas e o clima é bem tenso! Pixações de "Fora ETA!" e cartazes com fotos de pessoas antes e depois de torturadas pela polícia. Outros com "Procura-se" com fotos de possíveis terroristas e/ou de pessoas desaparecidas.