22.6.06

São João

No sul do país temos fogueira, comidas típicas, fogos de artifício, balões. Mas não dá para comparar com a festa que os estados do nordeste fazem nesta época. Muitas prefeituras gastam mais com as atrações da festa de São João do que com programas sociais. E, se não for assim, os prefeitos não se reelegem. Se o carnaval é uma festa popular que atrai turistas do mundo todo, o São João é uma festa familiar por excelência. As pessoas correm para as cidades de onde saíram. É uma oportunidade de reencontro com a família e com os amigos igualmente espalhados pelo mundo. Artistas que são reconhecidamente bons em festas de São João, chegam a fazer três, quatro shows por noite. E é uma grande oportunidade de emprego para quem toca sanfona, triângulo e zabumba. O forró pé de serra, como se chama no nordeste, autêntico, lembra sempre as músicas do grande Luiz Gonzaga. E as comidas...ah, aqui tem uma tradição de se cozinhar o amendoim. Não é assado. É cozido em água e sal. A gente estranha...mas, depois, como parar de comer? E aqui não se tem o costume de comer pinhão e nem de se tomar, como é tradição no sul, o quentão feito de vinho e canela. É uma bela festa.

5 comentários:

luciane disse...

Oi, Giácomo! Acho que o 20 de setembro no RS tem se tornado uma festa grande e importante, comparável ao São João no nordeste. Amendoim cozido parece ser realmente exótico, mas deve ser tão bom quanto pinhão, não?Abraço pra ti.

objectiva3 disse...

Festa aqui em Lisboa é de arromba no dia de Santo António (13 de Junho)!

Gostei de saber o que se passa desse lado!


P.S: tenho tido falta por aqui, mas a única razão é uma vida sem tempo...e nestes dias tirei férias!

DO disse...

Um dia quero passar o S João no Nordeste pra conferir,hehehe
Abração!

odete almerinda disse...

a comemoração do s. joao aqui em braga assustou os brasileiros que nao estao habituados ao martelo, ao manjerico e ao alho porro!
:)

Margarida V disse...

aqui o são joão celebra-se mais na cidade do porto, nunca estive lá nessa altura mas deve ser muito divertido.