4.5.07

Patrick Dewaere

Não lembro exatamente em que ano.Mas foi em Porto Alegre, no bairro Bom Fim, no Cinema de Arte.Éramos uma penca de jornalistas e cinéfilos, todos apaixonados por cinema francês.Os longos silêncios ou os diálogos curtos e cortantes nos atraíam como adoradores de François Truffaut, Claude Lelouch, René Clément, André Techinè e Jean-Luc Goddard.E assim fomos aprendendo a gostar de atores que poucas vezes tiveram destaque no Brasil.Não sei se foi pelos filmes, pela figura ou pela notícia do suicídio ou simplesmente porque estavam exibindo filmes dele, que acabei assistindo a vários com Patrick Dewaere.De dois me lembro muito bem.
Hotel das Américas (Hôtel des Amériques)1981 - 95 min.(André Téchiné)
Tarde da noite em uma rua de Biarritz, Hèlène (Catherine Deneuve) quase atropela Gilles (Patrick Dewaere). O acidente os coloca face a face. Ela é anestesista e ele, filho da proprietária de um pequeno hotel local, leva a vida trocando de mulher e emprego. Ambos se arrastam na solidão.
A Filha da Minha Mulher (Beau Pére)1985 - 119 min.(Bertrand Blier)Com Patrick Dewaere, Ariel Besse e Maurice Ronet.Um homem quarentão perde a mulher em um acidente. A filha adolescente dela decide não ir para a casa do verdadeiro pai e continuar morando com o padrasto. Os dois se apaixonam e nada poderia terminar lá muito bem, não.
Em alguma locadora, deve ser possível achar um dos dois filmes.

Nenhum comentário: